Pages

O que é WordPress?



O WordPress é um CMS (Content Management System), ou seja um sistema que auxilia o usuário a gerenciar um site da internet sem precisar ter vastos conhecimentos em programação.
É um software web que você pode usar para criar um belo site, blog, ou app. Também é utilizado como plataforma de desenvolvimento de sites de comércio eletrônico, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos e outros conteúdos.

Em outras palavras, o WordPress é o que você usa quando quer trabalhar e não lutar com seu software de publicação de conteúdo. É escrito em PHP com banco de dados MySQL. E é uma das ferramentas mais famosas na criação de blogs disputando diretamente com o serviço do Google chamado Blogger. Além de uma cara bastante amigável, a plataforma trabalha com um sistema de acoplações que permite instalar módulos separadamente. Esses são os chamados plug-ins WordPress.

Como o WordPress em português, inglês e outros idiomas é disponibilizado por padrão e tem uma flexibilidade muito grande, qualquer pessoa pode criar variados tipos de blogs e sites. Não existe um público certo para usar a plataforma. Criar um blog no WordPress é tão simples que qualquer pessoa pode fazer.

É distribuído sob a licença GNUGeneral Public License – ou seja, é gratuito. Atualmente é o aplicativo de gerenciamento de conteúdo mais utilizado no mundo, pois suas facilidades de uso e devido a sua capacidade de extensão, através dos plug-ins, torna-o adaptável para qualquer tipo de negócio.

O WordPress foi criado em 27 de maio de 2003 com a junção de esforços entre Matt Mullenweg e Mike Little para criar um fork do b2. O nome WordPress foi sugerido por Christine Selleck, uma amiga de Mullenweg. Por ser gratuito, fácil de usar, com frequentes atualizações, ter muita qualidade e segurança, o WordPress caiu no gosto popular.

Em 2004 os termos de licenciamento para o concorrente Movable Type (Outro CMS e principal concorrente do WordPress), foi mudado pela Six Apart e muitos de seus usuários mais influentes migraram para o WordPress. Em Outubro de 2009, O sistema Market Share Report chegou a conclusão que o WordPress conseguiu criar uma das marcas mais fortes em sistemas de gerenciamento código aberto. Hoje o WordPress é a maior plataforma de Gerenciamento de Conteúdo do mundo.

O WordPress é a maior plataforma de blogs que existe e tem a comunidade de desenvolvedores mais ativa de todas as plataformas. 

O software núcleo é construído por centenas de voluntários da comunidade, e quando você está pronto para mais, existem milhares de plugins e temas disponíveis para transformar seu site em quase tudo que você pode imaginar. 

Apesar de ser desenvolvido e mantido em grande parte pela sua comunidade, o WordPress é associado com a Automattic, onde alguns dos principais desenvolvedores do WordPress são funcionários.

WordPress foi desenvolvido para pessoas que não dominam códigos ou qualquer linguagem de programação, portanto, seu ambiente administrativo, foi projetado para ser fácil e intuitivo no manuseio de qualquer pessoa que tenha um pouco de conhecimento em qualquer editor de texto, como o Microsoft Word.

O WordPress possui um sistema de modelos, através de um processador de modelos. O usuário pode reorganizar o layout através de widgets sem precisar editar códigos PHP ou HTML.

Já no WordPress, apesar de ser gratuito, é necessário alugar um servidor para colocar todos os dados do blog online, e comprar um domínio para que o blog possa ser acessado através de um simples endereço do tipo seunome.com.br.

No Blogger o blog é automaticamente hospedado nos servidores do próprio Blogger e o endereço é um subdomínio do tipo seunome.blogspot.com.br.

O grande diferencial do WordPress em relação ao Blogger ou qualquer outro CMS é a grande quantidade de recursos nativos e os que podem ser adicionados através de plug-ins.



Algumas de suas características:

Temas ou Templates 

Vamos dizer que um tema ou template seja as características visuais do site, como a cor do fundo, a disposição de como as imagens e texto irão ser apresentadas, o tamanho e o tipo de fonte, enfim o tema é que define todas as características de como o site será apresentado para o usuário final. 

A aparência e design do tema poderão ser alterados a adaptados conforme o seu gosto e necessidade sem precisar perder nenhum conteúdo já produzido, ou seja, a forma que será apresentada o site será diferente, porém mantendo o conteúdo inalterado. Existem uma infinidade de Temas Gratuitos e Temas Premium para que o seu site fique a sua cara.

O WordPress já vem com dois temas previamente instalados que podem ser escolhidos através do painel. Também através do painel é possível encontrar e instalar outros milhares de temas

Plug-ins ou Extensões de Recursos

Vamos supor que você precise de algum recurso após o seu site ter sido desenvolvido, como por exemplo, uma galeria de fotos. Através deste recurso você pode instalar sem alterar o que já foi desenvolvido, e começar a utilizar instantaneamente. Os plug-ins são ferramentas que ao serem instaladas, acrescentam ou estendem funcionalidades que não são nativas do WordPress.

Os plug-ins modificam os recursos do seu site. No repositório do WordPress existem diversos plug-ins para diversas funcionalidades. Todo e qualquer plug-in pode ser facilmente instalado através do próprio painel de administração do WordPress.

SEO

Outra grande vantagem do WordPress é o fato de ele ser agradável aos mecanismos de buscas (Google, Bing e outros), facilitando que seu blog seja bem indexado, podendo mais facilmente aparecer entre as primeiras posições das pesquisas, e consequentemente aumentando o número de visitantes.


O WordPress existe em duas versões, sendo a versão WordPress.com e WordPress.org

Do ponto de vista prático tanto um quanto outro apresenta a mesma plataforma de gerenciamento de conteúdo. 

WordPress.com

O WordPress.com faz parte de um projeto aonde qualquer pessoa pode obter um Blog em questão de minutos, com alojamento gratuito, apresentando alguns temas padrões e não necessita de uma contratação de um servidor Host. Mas você não terá um domínio próprio e sim um subdomínio vinculado ao domínio principal, o wordpress.com.

Um site criado no domínio wordpress.com, teria um nome de endereço, por exemplo, meusite.wordpress.com. E a sua exposição em relação às pesquisas feitas nos motores de busca ficará muito prejudicada, uma vez que haverá uma concorrência entre os vários subdomínios vinculados ao mesmo domínio principal.


WordPress.org

A diferença é que a versão WordPress.org é mais completa, personalizável e profissional sendo necessária a contratação de um servidor Host para hospedagem do mesmo. É a mesma plataforma, mas ela é usada para quem quer um Blog com um domínio próprio (comprado e registrado em seu nome).

Quando você utiliza o WordPress.org, seu site ou Blog teria um nome de endereço, por exemplo, meusite.com.br, e consequentemente melhora sua exposição em relação às pesquisas feitas nos motores de busca, já que o domínio é seu.



Se você necessita criar um blog ou site básico com bastantes recursos, porém com limitações de personalização, utilize a versão WordPress.com

Caso você queira algo mais profissional, com as possibilidades de configurações, temas e plugins extras, você deve utilizar a versão WordPress.org

A Integrate trabalha com as duas melhores plataformas de sistema de criação de sites e blogs do mercado. E é claro, a WordPress é uma delas. 



Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário