Pages

Antivírus gratuitos


Existem vários antivírus no mercado da tecnologia, e muitas pessoas se perguntam se os antivírus gratuitos são mesmo eficazes em seu trabalho. E a resposta é sim.


O antivírus não precisa ser pago para realmente proteger seu computador. Existem muitas opções e cada uma tem suas peculiaridades. Então antes de sair instalando um antivírus qualquer, ou por já ter ouvido falar ou por conselho de outra pessoa, pesquise o que todos os antivírus oferecem. Você pode se surpreender com sua escolha.

Cada pessoa tem um uso específico para o seu computador. Algumas pessoas o usam para trabalhar, outras para jogar, outras para o lazer, outras para múltiplas funções. Por isso é preciso saber um pouco sobre o antivírus que você deve escolher.

A seguir vamos falar um pouco sobre os antivírus de uso gratuito. Não serão especificadas todas as características de todos os antivírus, mas será possível ter uma ideia de qual deles atenderá melhor as suas necessidades

- Avira Free Antivírus 

O Avira Free Antivírus é um dos mais procurados antivírus gratuitos, que protege seu computador contra todos os tipos de ameaças. É um antivírus sem necessidade de cadastro, disponível para Windows, Mac OS e Android. Possui um scanner que checa a seus arquivos em tempo real. Também permite monitorar as ações dos usuários da máquina. E está sempre atualizando seu sistema de proteção.

O programa envia arquivos contaminados para a Quarentena, quando não possui uma forma de eliminar o vírus do arquivo. Este arquivo fica suspenso até que o programa de antivírus seja atualizado com uma versão em que ele possa limpar este arquivo. E existe também a opção de varredura agendada, onde você escolhe o dia e a hora que o programa deve fazer uma varredura em seu computador. É um produto premiado e que engloba a lista dos cinco melhores antivírus de 2015. Possui uma interface de fácil acesso, e uma versão específica para notebooks.

Suas vantagens são uma interface intuitiva, configurações para personalização e verificações diversas. Já suas desvantagens são os recursos restritos, os aplicativos indesejados na instalação e não estar totalmente traduzido para o português.

-Ad-Aware Free Antivírus

O Ad-Aware Free Antivírus reúne o melhor do antivírus e do antispyware. Oferece uma proteção em tempo real e busca automaticamente as últimas atualizações disponíveis. Ele protege suas navegações por sites de compra e banco, evitando que seus dados sejam capturados por algum cibercriminoso.

Faz varreduras nos diretórios mais propícios a serem infectados. É um programa excelente para quem quer apagar os rastros da própria navegação. Mas sua versão gratuita só está disponível para o sistema operacional Windows, e não é um antivírus completo. Ele deve ser usado como auxiliar de outro antivírus, pois ele apenas completa o que um antivírus normalmente faz.

Suas vantagens são as funções intuitivas, sua interface simplificada, suas ferramentas para apagar o rastro do histórico de navegação e suas varreduras rápidas. Já suas desvantagens são a de não possuir uma versão gratuita para outros sistemas operacionais, não possuir tradução para o português e seu processo de instalação ser lento.

- Avast Free Antivírus

O Avast Free Antivírus é um antivírus com uma série de recursos e ferramentas extras. Ele rastreia e elimina as ameaças do computador e da web e mantém o computador atualizado, com um bom desempenho. Um antivírus para Windows, Mac, Android e iOS. O programa faz varreduras agendadas, onde você escolhe a data e horário, e alerta a respeito de algum arquivo suspeito. E também engloba a lista dos cinco melhores antivírus de 2015.

Na internet ele monitora sites acessados e e-mails abertos. Possui um gerenciador de senhas, que analisa as senhas gravadas  e concede uma proteção que aumenta com seu nível de dificuldade. Busca falhas em roteadores e alerta quando encontra algum risco, em conexões usadas por múltiplos usuários. E ainda preserva sua privacidade na web.

Suas vantagens são uma interface elegante, gerenciador de senhas e proteção de dados bancários. Já suas desvantagens são o desempenho mediano de detecções e algumas funções disponíveis apenas em versões pagas.

-Baidu Free Antivírus

O Baidu Free Antivirus é gratuito apenas para o sistema operacional Windows, e fornece proteção em tempo real. Além de fazer uma varredura, ele utiliza o sistema Cloud (nuvem), que analisa os dados em larga escala, faz a detecção tridimensional e remove o vírus. Pode ser optado qual o mecanismo utiliza e intensidade de trabalho.

Apesar de ser um programa de fácil instalação e manuseio, ele possui opções limitadas para lidar com malwares resistentes ou persistentes.

Suas vantagens são uma varredura rápida, interface atraente, instalação fácil e verificar automaticamente os arquivos baixados. Já suas desvantagens são as tentativas de instalar aplicativos de terceiros, proteção antiphishing , download ineficaz e opções limitadas para lidar com malwares resistentes ou persistentes.

-Microsoft Security Essentials

O Microsoft Security Essentials é um antivírus eficiente e de proteção completa contra todos os tipos de ameaças. Disponível apenas para o sistema operacional Windows. Monitora e scaneia seu computador em tempo real. Um destaque da última versão é o programa rodar sem que o computador fique lento, usando ferramentas extras. O usuário faz as varreduras sem prejudicar seu uso no computador.

A ferramenta é executada silenciosamente, e não possui propagandas. Ele não envia ofertas, nem exibe janelas pop-up, apenas em casos de atualização.  E engloba a lista dos cinco melhores antivírus de 2015.

Suas vantagens são a de fazer um trabalho decente, proteger o computador e se sair bem nas avaliações e testes realizados. Já suas desvantagens são que a varredura é lenta, não é eficientes em sistemas já infectados e falha ao limpar completamente as ameaças detectadas.

- Bitdefender Antivirus Free Edition

Bitdefender Antivírus está disponível para Windows, Mac ou Android, e garante o bloqueio de vírus, spywares, phishing e rootkits, fazendo com que o uso das redes sociais se torne mais seguro. É uma solução consistente e silenciosa, pois foi projetado para que você possa usufruir do seu computador sem ter que se preocupar com as ameaças, sem deixar o seu sistema mais lento.

Seu escudo protege seu computador em tempo real de arquivos infectados que venham de fora, não deixando se espalhar pelo computador. E tem também um máximo desempenho para jogos, permitindo que ele concentre o desempenho do computador para o jogo.

Suas vantagens são uma interface simples, usabilidade intuitiva, consulta online, desempenho do dispositivo e não comprometer a bateria. Já suas desvantagens são as de não haver um registro das ameaças que foram detectadas e só funcionar quando estiver conectado à internet.

- Panda Cloud Antivírus

O Panda Cloud Antivírus é um programa com um sistema de proteção inovador. Disponível para o sistema operacional Windows, ele protege contra arquivos maliciosos utilizando uma análise baseada em Cloud (nuvem). É um programa leve e que evita que seu sistema use de muitos recursos e excessos de propagandas. E também engloba a lista dos cinco melhores antivírus de 2015.

Foi desenvolvido para ser rápido e prático, deixando seu computador seguro, sem que você precise fazer alguma coisa, além de ser seguro, pois é atualizado o tempo todo. Seu banco de vírus é online, pois assim ele deixa o computador menos pesado. Ele conta com dois tipos de monitoramentos em tempo real e scan em profundidade e também é capaz de identificar ameaças em pen-drives plugados de maneira intuitiva, além de ter uma interface simples.

Suas vantagens são um sistema colaborativo, uma proposta funcional e não exige muito da memória do computador. Já sua desvantagem é a personalização de rastreamento limitada.

- PSafe Total Windows

PSafe Total Windows protege os sistemas Windows, Mac OS e Android. Tem uma navegação segura e completa. E protege seu computador no ponto de entrada dos ataques cibernéticos, o roteador. Permite que você rode programas desconhecidos sem afetar seu computador através do ambiente Sandbox. E possui a função de histórico, que serve para visualizar todo o histórico de ameaças removidas e os arquivos liberados e excluídos.

O programa detecta as atualizações do Windows que são necessárias e ainda não existentes em seu computador, bloqueia ameaças detectadas na rede e acrescenta plug-ins de segurança. É um antivírus pequeno, mas poderoso, com recursos objetivos e interface agradável e prática. Além de ser fácil de usar, pois com apenas um clique você faz uma varredura.

Suas vantagens são os controles simples, a interface agradável e prática, funções rápidas e eficientes e boa proteção. Já suas desvantagens são os vários anúncios e propagandas.

- AVG Antivírus Free

AVG Antivírus Free é um programa distribuído na versão gratuita e na versão paga, conhecida como AVG Internet Security, ou Pro, disponível para o Windows e Mac, em português. Ele conta com um sistema de leitura de links e páginas de Internet para evitar surpresas, e proteção contra riscos presentes em mensagens de e-mail. E engloba também a lista dos cinco melhores antivírus de 2015.

Sua função mais básica garante o monitoramento do funcionamento do computador em tempo real para prevenir contra todos os tipos de ameaças, tanto online, como offline. Também protege o computador no uso de pen-drives e HDs externos. O programa promete analisar o computador em busca de problemas que possam deixar a máquina mais lenta.

Suas vantagens são as de uma interface intuitiva, facilitar a vida do usuário e identificar e proteger contra vírus de alta qualidade. Já suas desvantagens são o firewall restrito à versão gratuita, desempenho mediano no Windows 10 e consome muita CPU e memória RAM.


É difícil identificar o melhor antivírus gratuito. Cada pessoa tem seu gosto e prioridades diferentes. O recomendado é que se estude um pouco mais sobre cada um deles, ou que teste cada opção em seu computador

O objetivo da Integrate, é manter seus leitores sempre bem informados e capacitados a fazerem boas escolhas.




Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário