Mais uma das ferramentas gratuitas da Google, o
Trends permite analisar e acompanhar as principais tendências entre os usuários
da internet, descobrindo quais são as buscas realizadas pelos internautas de
acordo com determinados termos.
Muitas empresas
têm investido cada vez mais em formas de melhorar
seu posicionamento na internet, seja nos mecanismos de busca quanto na
percepção dos leitores, aumentando a busca por criação de conteúdos relevantes no
dia a dia dos possíveis clientes e também o investimento em SEO, buscando
encontrar as tendências e palavras-chave
que melhor se adequam ao seu negócio e aos interesses do cliente. E acertar na
escolha da palavra-chave é o sonho de todo profissional que trabalham com
planejamento de conteúdo. E com o Google Trends isso é possível.
Para explicar
melhor o que é o Google Trends, imagine que sua empresa mantém um canal de
informações ou um blog para manter seus clientes informados sobre seu setor de
mercado, mas não consegue mais achar alguma informação ou assunto interessante
para dividir com seus clientes. Você sabe quais são os maiores interesses de seu público, e sobre o que eles estão pesquisando na internet?
Com a ajuda do Trends você pesquisa sobre os assuntos mais comentados no mundo virtual
e pode explorar os tópicos mais importantes de acordo com o seu nicho de
mercado. Assim é possível ver quais são as principais consultas que os usuários
têm feito para responder todas as suas dúvidas – e encontrar essas consultas
crescentes de acordo com cada assunto escolhido, utilizando as palavras chave
específicas de seu nicho.
A ferramenta
também pode ser usada para o planejamento do Marketing Digital, realizando investigações sobre mercados/produtos/marcas,
retirando conclusões interessantes e produzindo campanhas eficazes, justamente
por ser possível identificar as ações e interesses do usuário.
Com o Google Trends você pode:
– Medir a
popularidade de uma ou mais palavras-chaves, sem se preocupar com o volume de
buscas em números, deixando o Google lhe dizer se aquele termo é relevante ou
não.
- Filtrar suas
pesquisas de acordo com a sua região, seja por país ou estado.
– Fazer
comparações com até 5 palavras-chave para definir qual delas deve ser usada em
sua estratégia.
– Avaliar o
interesse em cada palavra-chave de acordo com o tempo e com a localidade,
utilizando essas informações para traçar estratégias ainda mais focadas e
segmentadas.
– Encontrar
sugestões de palavras-chave
- Analisar como
um determinado termo evoluiu ao longo do tempo, mostrando através de um gráfico
o interesse, independentemente do período analisado.
– Saber se há
algum tópico que está chamando bastante atenção da internet repentinamente.
O Google Trends
é uma ferramenta pouco conhecida e
explorada pelas empresas, mas com grande potencial, e inteiramente
gratuita, sem necessidade de login. A ferramenta é tão interessante, que a
própria equipe do Google criou um blog https://newslab.withgoogle.com/trends
com conteúdos e curiosidades sobre as informações obtidas no Trends. Vale a
pena conferir!
Aproveite as vantagens do Google Trends e saia na
frente de sua concorrência!
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para o crescimento de sua empresa.
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Autor(a): Carolina Cordoval Melo
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