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Ferramentas Google: Trends

Mais uma das ferramentas gratuitas da Google, o Trends permite analisar e acompanhar as principais tendências entre os usuários da internet, descobrindo quais são as buscas realizadas pelos internautas de acordo com determinados termos.

Muitas empresas têm investido cada vez mais em formas de melhorar seu posicionamento na internet, seja nos mecanismos de busca quanto na percepção dos leitores, aumentando a busca por criação de conteúdos relevantes no dia a dia dos possíveis clientes e também o investimento em SEO, buscando encontrar as tendências e palavras-chave que melhor se adequam ao seu negócio e aos interesses do cliente. E acertar na escolha da palavra-chave é o sonho de todo profissional que trabalham com planejamento de conteúdo. E com o Google Trends isso é possível.
Para explicar melhor o que é o Google Trends, imagine que sua empresa mantém um canal de informações ou um blog para manter seus clientes informados sobre seu setor de mercado, mas não consegue mais achar alguma informação ou assunto interessante para dividir com seus clientes. Você sabe quais são os maiores interesses de seu público, e sobre o que eles estão pesquisando na internet?
Com a ajuda do Trends você pesquisa sobre os assuntos mais comentados no mundo virtual e pode explorar os tópicos mais importantes de acordo com o seu nicho de mercado. Assim é possível ver quais são as principais consultas que os usuários têm feito para responder todas as suas dúvidas – e encontrar essas consultas crescentes de acordo com cada assunto escolhido, utilizando as palavras chave específicas de seu nicho.
A ferramenta também pode ser usada para o planejamento do Marketing Digital, realizando investigações sobre mercados/produtos/marcas, retirando conclusões interessantes e produzindo campanhas eficazes, justamente por ser possível identificar as ações e interesses do usuário.
Com o Google Trends você pode:
– Medir a popularidade de uma ou mais palavras-chaves, sem se preocupar com o volume de buscas em números, deixando o Google lhe dizer se aquele termo é relevante ou não.
- Filtrar suas pesquisas de acordo com a sua região, seja por país ou estado.
– Fazer comparações com até 5 palavras-chave para definir qual delas deve ser usada em sua estratégia.
– Avaliar o interesse em cada palavra-chave de acordo com o tempo e com a localidade, utilizando essas informações para traçar estratégias ainda mais focadas e segmentadas.
– Encontrar sugestões de palavras-chave
- Analisar como um determinado termo evoluiu ao longo do tempo, mostrando através de um gráfico o interesse, independentemente do período analisado.
– Saber se há algum tópico que está chamando bastante atenção da internet repentinamente.

O Google Trends é uma ferramenta pouco conhecida e explorada pelas empresas, mas com grande potencial, e inteiramente gratuita, sem necessidade de login. A ferramenta é tão interessante, que a própria equipe do Google criou um blog https://newslab.withgoogle.com/trends com conteúdos e curiosidades sobre as informações obtidas no Trends. Vale a pena conferir!
Aproveite as vantagens do Google Trends e saia na frente de sua concorrência!
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Autor(a): Carolina Cordoval Melo

Anônimo

Redator(a) Web - Integrate Software e Technology

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